Fique por Dentro

Educação Básica de Senador Rui Palmeira ultrapassa meta do IDEB 2019

Educação Básica de Senador Rui Palmeira ultrapassa meta do IDEB 2019

O índice avalia a qualidade do ensino dos alunos da educação básica dos anos iniciais (1º ao 5º) e anos finais (6º ao 9º).

 A Educação de Senador Rui Palmeira ultrapassou a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB projetada pra o ano de 2019. O município ultrapassou as expectativas do Ministério da Educação – MEC e obteve as notas 4.7 para os anos iniciais, superando a de 4.1; e 4.3 para os anos finais, superando a meta de 4.0.  O IDEB tem o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

 A prefeita Jeane Moura falou da importância dos resultados e a busca incansável pela melhoria e qualidade do ensino básico no município: “Somos desafiados diariamente quando o assunto é educação, e receber esse resultado nos deixa ainda mais motivados e certos que estamos no caminho do desenvolvimento. É de extrema importância para o nosso município que a educação esteja no topo das prioridades, pois, só será possível alcançarmos um futuro melhor por meio dessa entrega de ensino diário.” Frisou a Prefeita.

Completou com agradecendo a toda equipe que compõe a Educação Municipal: “Quero parabenizar toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da Secretária Rejane Moura, pelo empenho no desenvolver de estratégias para o alcance das metas propostas ao longo dos anos. Obrigada a todos, juntos estamos avançando na área da EDUCAÇÃO.” Finalizou.

 

Conheça o IDEB

 Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. 

 Fonte: http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb