A Secretaria Municipal de Saúde realizou o evento: “julho Amarelo”, em alusão ao 28 de julho, Dia Internacional das Hepatites Virais. A palestra, ministrada pela Enfermeira Cleinha, aconteceu na Academia da Saúde, e foi voltada para manicures e garis do município, teve como objetivo a conscientização e orientação para estes profissionais sobre os cuidados que se devem tomar para evitar a doença.
“A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.” Fonte: http://www.aids.gov.br
Na oportunidade, foram realizados testes rápidos, vacinação contra Hepatite B, aferição de PA e oferecido um Coffee Break para os participantes.
O evento contou com a participação da Secretária Liliane Malta, Coordenadora da Atenção Básica Vera, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Hélia, enfermeiras, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.