Fique por Dentro

O SUS que dá certo: I Mostra de Experiências Exitosas é realizada em Senador Rui Palmeira.

O SUS que dá certo: I Mostra de Experiências Exitosas é realizada em Senador Rui Palmeira.

Durante toda a manhã da última quarta-feira (18) aconteceu a I Mostra de Experiências Exitosas desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Família e Vigilância em Saúde de Senador Rui Palmeira com o objetivo de dar visibilidade ao que vem sendo realizado de bom no município.

 O evento foi uma iniciativa da coordenadora da Atenção Primária Vera Núbia, que propôs o desafio às equipes e estas escolheram seus projetos de acordo com a necessidade de cada comunidade.

 “Idealizar e realizar uma mostra como essa para mim foi uma grande honra, pois além de fortalecer a atenção básica, é uma forma de demonstrar reconhecimento aos profissionais que estão na ponta, realizando com grande esforço os seus trabalhos”, frisou a coordenadora.

 Foram apresentados cinco projetos, os quais demonstraram grandes resultados e melhoraram significativamente os indicadores de saúde, como: Cuidando do Cuidador, Intervenção psicossocial às pessoas que se automutilam e prevenção ao suicídio desenvolvidos pela equipe NASF; Viver sem dúvida é Melhor, apresentado pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica Maria Hélia; e um projeto de intervenção, desenvolvido pela Enfermeira Maria Selma, para diminuir a alta prevalência de Hipertensão e Diabetes em sua área.

 Além destes, também foi apresentado pela coordenação de Endemias as melhorias nos índices de infestação de Dengue, como também um projeto que merece aplausos, desenvolvido pela Agente Comunitária de Saúde Denice em sua microárea, a qual buscou estratégias para o enfrentamento da Sífilis através de várias reuniões com um grupo de adolescentes.

 “Foi um momento muito importante, no qual, considero um marco na saúde, pois os profissionais puderam trocar experiências, dialogar e conhecer o SUS que vem dando certo. Então, se está dando certo para um, pode dar para o outro, e é de extrema importância compartilhar essas experiências para que a saúde se fortaleça cada vez mais.” Destacou emocionada a secretária de saúde Liliane Malta.